Adapte seu negócio aos novos protocolos de segurança

Conheça as principais recomendações da OMS para manter seu negócio mais seguro

Você já deve saber, mas não custa lembrar que, segundo a OMS medidas de baixo custo abaixo ajudarão a impedir a propagação de infecções em seu local de trabalho, como resfriados e gripes, e protegerão seus clientes, contratados e funcionários. Atitudes simples podem reduzir os dias úteis perdidos devido a doenças e ainda pode contribuir decisivamente para interromper ou retardar a disseminação do COVID-19 em sua comunidade.

Ferramentas à disposição

Separamos aqui as principais orientações publicadas pela Organização Mundial de Saúde para que os negócios reabram com mais segurança. Lembre-se que ainda estamos em um ambiente com altos riscos de contaminação. Seguindo essas orientações gerais seu negócio poderá abrir mais brevemente e atender a maior parte dos protocolos que estão sendo elaborados pelas autoridades governamentais e de saúde pública.

Mantenha o ambiente limpo e higienizado

Uma estratégia fundamental para evitar a disseminação do COVID19 em seu ambiente de trabalho e a limpeza frequente de superfícies (por exemplo, mesas e corrimãos) e objetos (por exemplo, telefones, teclados). Essas áreas precisam ser limpas regularmente com desinfetante. Fique sempre atento, a contaminação em superfícies tocadas por funcionários e clientes é uma das principais maneiras pelas quais o COVID-19 se espalha.

Promover a lavagem regular e completa das mãos por funcionários e exija o uso de mascaras por todos

Exiba pôsteres promovendo a higiene respiratória e a lavagem frequente das mãos. Combine isso com outras medidas de comunicação, como orientação oficiais de saúde e segurança ocupacional, instruções em reuniões e informações na intranet, etc. Um dos principais vetores de contaminação são as mãos contaminadas levada ao rosto. Por isso sua higienização frequente é fundamental.

Garanta que máscaras faciais ou lenços de papel estejam disponíveis em seus locais de trabalho além de caixas fechadas para descartá-las higienicamente.

Comunique-se claramente com sua equipe

Informe seus funcionários, contratados e clientes que, se o COVID-19 começar a se espalhar em sua comunidade, qualquer pessoa com tosse leve ou febre baixa (37,3 C ou mais) precisa ficar em casa. Eles também devem ficar em casa se tiverem tomado medicamentos simples, como paracetamol / acetaminofeno, ibuprofeno ou aspirina, que podem mascarar os sintomas da infecção. Continue promovendo a mensagem de que as pessoas precisam ficar em casa, mesmo que tenham apenas sintomas leves de COVID-19. Mantenha uma estratégia de comunicação clara com todos os colaboradores e faça eles se envolverem no processo de atendimento de todas as regras sanitárias.

Continue promovendo a mensagem de que as pessoas precisam ficar em casa, mesmo que tenham apenas sintomas leves de COVID-19

Exiba pôsteres com esta mensagem em seus locais de trabalho. Combine isso com outros canais de comunicação comumente usados em sua organização ou empresa

Esteja sempre preparado

Desenvolva um plano para o que fazer se alguém ficar doente com suspeita de COVID-19 em um dos seus locais de trabalho.

- O plano deve abranger a colocação da pessoa doente em uma sala ou área onde ela é isolada de outras pessoas no local de trabalho, limitando o número de pessoas que têm contato com a pessoa doente, contatando imediatamente as autoridades de saúde locais.

- Pense em como identificar pessoas que possam estar em risco e apoiá-las, evite a estigmatização ou qualquer tipo de discriminação.

- Informe à autoridade de saúde pública local que você está desenvolvendo o plano e procure a opinião deles.

Lembre-se!

Agora é a hora de se preparar para reabrir seus negócios em um novo mercado pós COVID-19. Precauções e planejamento simples podem fazer uma grande diferença. A ação agora ajudará a proteger seus funcionários, clientes, parceiros e habilitará seu negócio para uma nova economia pós pandemia.

FIQUE ESPERTO, tudo que você precisa saber para usar ciência a favor da sua empresa

Você sabia que a equipe do Sebrae em todo o país está trabalhando sem parar para gerar conteúdos e dicas importantes para ajudar sua empresa a superar este momento? São milhares de consultores e especialistas estudando as melhores formas de você dar a volta por cima, estamos juntos com os pequenos negócios nessa missão de superação deste momento. Confira aqui alguns materiais que separamos especialmente para você estar cada dia mais preparado para enfrentar os novos desafios:

Trigger the fancybox